Michelle Obama, 62, desabafou sobre como o público e a imprensa priorizavam falar sobre sua aparência física em detrimento de suas realizações profissionais na época em que foi primeira-dama dos Estados Unidos.

Advogada e escritora, Michelle relembrou que as críticas se tornaram constantes durante seu período na Casa Branca, entre 2008 e 2016, ao lado do marido, o ex-presidente Barack Obama, e das filhas do casal, Sasha e Malia.

Em participação no podcast Call Her Daddy, a autora comentou sobre o discurso da época. “As matérias eram sempre sobre o que eu estava vestindo, não minha educação, não minha carreira profissional – eram sempre sobre minha aparência. Ficava claro que eles não sabiam nada sobre o que eu fazia antes de virar primeira-dama”.

Formada pela Universidade de Princeton e com doutorado em Direito pela Universidade de Harvard, Michelle falou sobre seu currículo antes de se tornar uma figura pública global.

“Eu exercia a advocacia. Fui assistente do prefeito em Chicago. Dirigi uma organização sem fins lucrativos. Porém, de uma hora para outra, meus sapatos se tornam a coisa mais importante sobre mim”, lamentou.

A ex-primeira-dama disse acreditar que é necessário fazer um esforço consciente para mudar essa realidade.

“Temos que pensar muito mais, para encontrar esse equilíbrio e ser atenciosos sobre quais mensagens estamos enviando e recebendo. Quando você conquista o poder, quando você é a chefe, quando está administrando seu próprio negócio, não devemos apenas nos tornar versões femininas do antigo padrão. Você está construindo o mundo que disse à sua filhinha que existia?”, questionou.

Apesar de sua influência, ela repetiu sua visão de que parte do eleitorado americano ainda não está pronto para uma presidente mulher, pedindo que o público encare a realidade sem hipocrisia.

“Existem homens por aí que não votariam em uma mulher. Vamos ser realistas sobre isso, vamos colocar as cartas na mesa e conversar sobre, bem, do que se trata isso? Não fiquem bravos porque eu fiz essa afirmação”, concluiu.

Visit Bang Premier (main website)