O ator Harrison Ford, 83, não economizou críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 79, por sua postura em relação à crise climática e incentivo ao uso de combustíveis fósseis. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o astro de “Indiana Jones” declarou estar “apavorado” com as decisões ambientais do republicano e acusou o líder norte-americano de agir por interesses pessoais.

“Ele não tem políticas, tem caprichos. Isso me apavora para c****** . A ignorância, a arrogância, as mentiras, a dissimulação. Ele tem consciência do que faz, mas é um instrumento do status quo e está ganhando dinheiro aos montes enquanto o mundo vai para o inferno. É inacreditável. Não conheço criminoso maior na história”, disparou o ator.

Trump iniciou seu segundo mandato em janeiro deste ano e, desde então, tem cortado o financiamento de projetos de energia renovável, incentivado o uso de combustíveis fósseis e demitido centenas de cientistas, além de ter determinado que órgãos do governo evitem os termos “mudança climática” e “emissões” em documentos oficiais.

Harrison, um dos artistas mais engajados de Hollywood em defesa do meio ambiente, acrescentou que as políticas de Trump estão ficando ultrapassadas à medida que o mundo avança em direção a fontes de energia sustentáveis.

“Tudo o que ele diz é uma mentira e está perdendo espaço, porque o mundo, ainda que lentamente, está abraçando formas mais limpas de energia”, opinou.

Morador de Brentwood, bairro de Los Angeles, o ator de “Força Aérea Um” (1997) relatou que precisou deixar sua casa temporariamente devido aos incêndios florestais que atingiram parte da Califórnia no início do ano. Embora sua residência tenha escapado das chamas que se alastraram pela região, o veterano do cinema disse que já previa a tragédia.

“Eu sabia que isso iria acontecer. Tenho falado sobre essas coisas há 30 anos. Tudo o que dissemos sobre mudança climática se tornou realidade. Por que isso não basta para alarmar as pessoas e fazê-las mudar de comportamento? Por causa do status quo arraigado”, declarou.

Visit Bang Premier (main website)