
Kate Middleton, 43, compartilhou que a fase em que vive do pós-tratamento contra o câncer é um momento “muito difícil”.
A princesa de Gales falou sobre o assunto durante uma conversa com funcionários, pacientes e voluntários no Jardim de Bem-Estar do Hospital de Colchester, em Essex, na Inglaterra. Ela revelou publicamente o seu diagnóstico em março de 2024, após passar por uma cirurgia abdominal.
“Há toda uma fase quando você termina o tratamento em que todos esperam que você esteja melhor. Mas não é assim. O tratamento termina e você pensa: ‘Posso continuar, voltar ao normal’, mas na verdade essa fase que vem depois é muito difícil.”
“Você não está necessariamente sob os cuidados da equipe clínica, mas também não consegue viver normalmente em casa como costuma fazer”, completou.
A princesa ainda afirmou que é muito “valioso” ter alguém com quem conversar sobre esse momento.
“Você precisa encontrar seu novo normal e isso leva tempo”, ressaltou.
Kate disse que o diagnóstico de câncer não foi apenas “transformador” para ela, mas também para toda a sua família.
“É algo que muda a vida de qualquer pessoa, seja no primeiro diagnóstico ou após o tratamento.”
“É uma experiência transformadora tanto para o paciente quanto para a família, e, na verdade, às vezes isso passa despercebido. Você não percebe, especialmente quando é a primeira vez, o impacto que isso vai ter… Uma pessoa descreveu a jornada de cura e recuperação para mim como sendo uma espécie de zigue-zague. É uma montanha-russa, não é uma linha reta, como você esperaria que fosse.”
Ela também revelou que tentou acupuntura como parte de sua própria jornada de recuperação, durante sua visita plantou rosas em um jardim criado especificamente no hospital para ser um local pacífico e tranquilo para os visitantes.
Visit Bang Premier (main website)