O rei Charles III, 76, decidiu aposentar o trem real, que estava em operação desde 1840, como parte de um esforço para reduzir despesas e modernizar a estrutura da monarquia britânica. O processo começará em 2026, com a expectativa de que as locomotivas façam suas últimas viagens até o início de 2027.



James Chalmers, tesoureiro da família real, afirmou que a decisão demonstra como a realeza vem adotando uma postura de “responsabilidade no uso de recursos públicos” para “enxugar a máquina”.



“O trem real, claro, fez parte da vida nacional por muitas décadas, sendo amado e bem cuidado por todos os envolvidos. Mas ao seguir em frente, não devemos ficar presos ao passado. Assim como tantos outros setores da casa real foram modernizados e adaptados para refletir o mundo de hoje, chegou a hora de nos despedirmos, com muito carinho, em nome da responsabilidade e do olhar para o futuro”, declarou James.



Com o apoio do monarca, o processo de desativação começará no próximo ano. De acordo com as contas anuais da realeza, Charles e outros membros da família deverão passar a contar com dois helicópteros para seus deslocamentos pelo Reino Unido.



Ícone da monarquia britânica, o trem real era querido especialmente pela falecida rainha Elizabeth II, que o utilizava com frequência em eventos como as comemorações do Jubileu de Ouro e de Diamante. Há planos para que os vagões façam mais visitas pelo país antes de ganharem uma “casa permanente” – possivelmente como peça de exibição histórica.

Visit Bang Premier (main website)