O príncipe Harry, 40, revelou que teve uma conversa sobre minas terrestres com seu filho Archie, de 5 anos. O nobre também aproveitou o momento para mostrar fotos de sua falecida mãe, a princesa Diana, caminhando por um campo minado.

O duque de Sussex está atualmente nos Jogos Invictus, a competição que fundou para militares e veteranos feridos, doentes ou lesionados, no Canadá. Harry disse que a conversa com seu filho o levou a contar sobre sua mãe e a famosa caminhada da princesa em Angola, em 1997.

Falando enquanto assistia a um jogo de basquete em cadeira de rodas, ele explicou à CTV do Canadá: “É difícil porque as crianças nem sempre fazem as perguntas certas, então você ou encerra o assunto imediatamente, o que eu nunca farei, ou você se envolve na conversa e tenta explicar as coisas. Archie estava perguntando sobre minas terrestres, então eu estava falando sobre como algumas dessas pessoas foram atingidas. De repente, estava falando sobre minas para ele quando tinha 5 anos. Curiosamente, isso me deu a chance de falar sobre minha mãe, a avó dele, o que eu nem havia considerado, então esse acabou sendo o resultado da história para ele.”

Harry continuou: “Ele queria ver vídeos e fotografias da avó Diana fazendo seu trabalho para combater as minas terrestres anos atrás. Isso gerou uma conversa muito interessante entre nós, diferente do que eu imaginava que seria.”

A visita de Diana a Angola em janeiro de 1997 acabou levando a uma proibição global de minas terrestres após sua morte em agosto daquele ano. Em 2019, o próprio Harry visitou a mesma cidade de Huambo para percorrer o caminho que sua mãe havia trilhado.

Na época, ele disse: “Foi bastante emocionante refazer os passos da minha mãe… ver a transformação que ocorreu, de um lugar inseguro e desolado para uma comunidade vibrante.”

Harry e sua esposa Meghan, a duquesa de Sussex, que também são pais da princesa Lilibet, de três anos, passaram o fim de semana em Vancouver e agora viajaram para Whistler, também no Canadá, onde os jogos de inverno são realizados.

Em uma cerimônia de boas-vindas na estação de esqui, o príncipe foi apresentado no palco por seu amigo, o cantor Michael Bublé.

Após cantar sua música “Feeling Good”, Michael disse: “Sem o esforço incrível deste jovem, nada disso teria acontecido, então, por favor, deem as boas-vindas ao meu amigo, príncipe Harry.”

Harry respondeu: “Bem, graças a Deus Michael Bublé cantou. Você consegue imaginar trazê-lo até aqui e ele dizer: ‘Quer saber? Eu não vim aqui para cantar’, obrigado pela apresentação.”

Ele então agradeceu ao seu “amigo ruivo”, o prefeito de Whistler, Jack Crompton, e brincou: “Tem mais algum ruivo por aqui?”

Ele acrescentou: “Muito obrigado por todo o carinho e apoio a esses atletas incríveis. Vocês vieram até aqui sabendo que iam passar frio, então obrigado pelo apoio!”

O príncipe sorriu e chamou sua esposa ao palco e, quando ela se juntou a ele, Harry brincou: “Agora ela vai cantar!”. Meghan, de 43 anos, ficou horrorizada antes de rir e dizer: “Não!”

Visit Bang Premier (main website)