
O Rei Charles III, 76, irá fazer uma visita oficial a Auschwitz, na Polônia, para participar da cerimônia que marca os 80 anos da libertação do campo de extermínio nazista. O evento, agendado para 27 de janeiro, contará com a presença de líderes internacionais e incluirá um encontro do monarca britânico com o presidente polonês Andrzej Duda.
De acordo com o Memorial de Auschwitz-Birkenau, a cerimônia acontecerá em uma tenda montada sobre o portão principal do campo de concentração, local por onde mais de 1 milhão de pessoas passou ao chegar. Um vagão de trem será colocado simbolicamente em frente à estrutura para lembrar o transporte desumano das vítimas em trens de carga.
Auschwitz, libertado pelos soldados soviéticos em 27 de janeiro de 1945, foi o palco do assassinato de cerca de 1,1 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, mas também prisioneiros de guerra e outros grupos perseguidos. No momento da libertação, aproximadamente 7 mil pessoas ainda estavam no local.
Este ano, a cerimônia irá celebrar os sobreviventes que ainda estão vivos e suas memórias como testemunhas oculares de um dos capítulos mais sombrios da história.
A visita de Charles foi confirmada pouco antes de o rei receber no Palácio de Buckingham participantes de projetos educacionais que visam preservar as memórias do Holocausto.
O sobrevivente Manfred Goldberg, de 94 anos, que nasceu em uma família judaica na Alemanha em 1930, foi um dos convidados. Manfrend enfrentou trabalho forçado na Letônia antes de ser levado para o campo de concentração de Stutthof, na Polônia. Após a Segunda Guerra Mundial, ele se estabeleceu no Reino Unido e passou a compartilhar sua história com as novas gerações.
Em 2022, Charles, ainda como Príncipe de Gales, encomendou retratos de sete sobreviventes do Holocausto, incluindo Manfred. Na ocasião, ele declarou: “Esses retratos representam algo muito maior do que sete indivíduos extraordinários. Eles servem como um memorial vivo aos seis milhões de homens, mulheres e crianças inocentes cujas histórias nunca serão contadas, cujos retratos nunca serão pintados.”
Esta será a quinta visita do monarca à Polônia. A última aconteceu em 2008, na companhia da rainha Camilla, então Duquesa da Cornualha.
Visit Bang Premier (main website)