
Depois de completar 12 anos de idade na última terça-feira (22), o príncipe George (segundo na linha de sucessão ao trono britânico) terá que lidar com um novo protocolo real.
A partir de agora, George não poderá usar a mesma aeronave que seus pais, o príncipe William e a princesa Catherine, e seus irmãos, a princesa Charlotte e o príncipe Louis. A medida impede que dois herdeiros estejam em uma mesma aeronave para preservar a continuidade da monarquia, caso ocorra um acidente aéreo.
A exigência, segundo o colunista Richard Eden, do jornal britânico Daily Mail, teria gerado um atrito entre o rei Charles III e o príncipe William.
William também precisou cumprir o protocolo depois de completar 12 anos e passou a viajar separado de seu pai. Entretanto, ele e sua esposa não parecem dispostos a aceitar a exigência para seu filho mais velho.
De acordo com o colunista, o casal estaria tentando revogar a norma, o que teria desagradado o monarca.
O jornalista ainda revelou que o chefe de Estado também desaprova o hábito do Príncipe de Gales, que é treinado como piloto de helicópteros, de pilotar aeronaves transportando sua família.
Eden citou um episódio em que o rei teria dado uma bronca em seu filho, após o príncipe pilotar um helicóptero para levar Kate e seus três filhos para uma casa de campo da família real no interior da Inglaterra.
O acontecimento foi retratado na biografia “Catherine, The Princess of Wales: A Biography of the Future Queen” (ainda sem título em português), escrita pelo jornalista e correspondente real Robert Johnson e publicada em 2024.
Visit Bang Premier (main website)