O príncipe William, 43, ficou em estado de choque ao receber o diagnóstico de câncer da esposa, Catherine, 44, após a cirurgia abdominal da princesa de Gales em 2024.
De acordo com relatos reunidos no livro “William and Catherine: The Monarchy’s New Era: The Inside Story” [ainda sem título em português], do jornalista Russell Myers, a notícia foi devastadora para o herdeiro do trono britânico.
Um amigo do casal revelou a reação do príncipe ao autor da obra. “Foi como ser atropelado por um ônibus – algo repentino, brutal e completamente desnorteante. Em um minuto, a vida era normal e, no outro, tudo mudou. Ele a idolatra, de verdade. Ela é o mundo dele, e quando o diagnóstico veio, foi como se o chão tivesse desaparecido sob seus pés.”
“Ele falou sobre o tapete ter sido puxado, mas foi mais do que isso… foi dor, medo e impotência ao mesmo tempo. Assistir a ele passando por isso foi extremamente doloroso. Dava para ver nos olhos; na maneira como ele se comportava. Mas, em meio a tudo, a devoção dele nunca falhou. Ele esteve ao lado dela em cada passo, e a profundidade dessa dedicação é algo que fica com você. É o amor em sua forma mais pura e poderosa.”
Apesar do baque, William e Kate priorizaram o bem-estar dos três filhos – o príncipe George, 12, a princesa Charlotte, 10, e o príncipe Louis, 7 – e tentaram transmitir estabilidade durante o período delicado.
Em outro trecho do livro, publicado pelo jornal Mirror, um assessor do casal relatou: “Eles explicaram com muita calma às crianças o que estava acontecendo e por quanto tempo Catherine precisaria ficar afastada, mas disseram que, fora isso, tudo continuaria normal e que, quando ela voltasse para casa, precisaria apenas descansar por um tempo.”
Durante a internação, a princesa manteve contato frequente com os filhos por meio de chamadas de vídeo. Segundo o relato, ela acompanhava a rotina das crianças, ouvia histórias sobre o dia a dia e perguntava se “papa” havia preparado as refeições enquanto ela estava ausente.
Os pais e irmãos de Catherine também estiveram presentes na residência da família, enquanto William assumiu tarefas como levar e buscar os filhos na escola. Também foram organizados encontros com amigos e visitas aos avós maternos, Michael e Carole Middleton, como forma de manter a rotina o mais estável possível.
Visit Bang Premier (main website)
