A atriz Bijou Phillips, 45, fez um apelo público urgente nas redes sociais em busca de um doador de rim. Diagnosticada com hipoplasia renal congênita – condição em que os rins não se desenvolvem por completo – desde o nascimento, a também modelo voltou a fazer hemodiálise após o organismo rejeitar o órgão transplantado que havia recebido em 2017.
Em publicação no Instagram, Bijou explicou que enfrenta novas complicações de saúde e pediu ajuda aos seguidores. “Eu preciso de ajuda para encontrar um rim. Estou pedindo como amiga, irmã, tia e, mais importante, como mãe solo de uma filha incrível e corajosa”, começou a americana.
A atriz relembrou seu histórico médico: “Nasci com rins que não se formaram plenamente e passei os três primeiros meses de vida na UTI neonatal, em diálise. Em 2017, recebi o incrível presente de um rim de um querido amigo. Esse transplante me deu oito anos preciosos para ser mãe da minha filha, mas, desde então, enfrentei diversas complicações, incluindo o vírus BK, que levou a uma rejeição celular e por anticorpos.”
A estrela explicou que o quadro exigiu o retorno ao tratamento. “Atualmente estou sob os cuidados do dr. Anjay Rastogi, na UCLA, e de volta à diálise. Por favor, me ajudem a encontrar um doador vivo para que eu possa ter mais tempo com minha filha, minha família e meus amigos. É uma corrida contra o tempo.”
Na legenda da postagem, ela acrescentou: “Por favor, leiam e compartilhem. E, se você tiver interesse em se tornar um doador vivo, acesse o link na minha bio e preencha um breve formulário. Sou imensamente grata pelo apoio.”
À época do primeiro transplante, um representante da atriz explicou à revista People que ela vinha enfrentando uma batalha contra a doença renal crônica. “Bijou nasceu com rins pequenos (hipoplasia) e vinha lidando com problemas renais nos últimos cinco anos, inclusive estando na lista de transplante. Como parte de um processo para melhorar sua saúde, levou uma vida sem estresse e adotou uma dieta vegana, mas isso acabou não sendo suficiente e ela vinha fazendo diálise.”
Nos Estados Unidos, onde Bijou está internada, o sistema de transplantes permite doações de pessoas falecidas ou de doadores vivos – que podem ser parentes ou pessoas compatíveis que se voluntariam para doar um dos rins. O tempo de espera varia conforme o estado e o tipo sanguíneo do paciente, podendo levar anos.
No Brasil, o transplante renal é realizado majoritariamente pelo SUS, que coordena uma fila única nacional baseada em critérios técnicos, como compatibilidade e gravidade do quadro. A doação de órgãos depende de autorização familiar em caso de morte encefálica, e também há possibilidade de doação intervivos, desde que haja compatibilidade e avaliação médica rigorosa.
Bijou é mãe de Fianna, 11, fruto do relacionamento com o ex-marido, o ator da série That ’70s Show, Danny Masterson, que atualmente cumpre pena de prisão nos Estados Unidos. Em setembro de 2023, ele foi condenado a 30 anos de prisão por duas acusações de estupro no início dos anos 2000.
Visit Bang Premier (main website)
