O bilionário Elon Musk, 54, afirmou que planeja construir uma “cidade autossustentável” na Lua em menos de dez anos. O magnata revelou que o projeto passou a ser prioridade de sua empresa aeroespacial e de tecnologia, a SpaceX.
Em uma publicação na rede social X, da qual também é proprietário, Musk escreveu: “Para quem não sabe, a SpaceX mudou o direcionamento para a construção de uma cidade autossustentável na Lua, já que podemos potencialmente alcançar isso em menos de dez anos, enquanto Marte levaria mais de 20 anos”.
O empresário já havia declarado, em outras ocasiões, que o principal objetivo da SpaceX era a colonização de Marte. Agora, ele explicou que a mudança de estratégia se deve a fatores logísticos, já que viagens à Lua podem ocorrer a cada dez dias, enquanto missões a Marte só são viáveis quando há alinhamento entre os planetas, o que acontece a cada 26 meses.
“A missão da SpaceX continua a mesma: expandir a consciência e a vida como a conhecemos para as estrelas. Só é possível viajar para Marte quando os planetas se alinham a cada 26 meses (com seis meses de viagem). Já para a Lua, podemos lançar missões a cada 10 dias (com apenas dois dias de viagem). Isso significa que conseguimos avançar muito mais rápido para concluir uma cidade lunar do que uma cidade em Marte.”
Apesar do novo foco, o também CEO da Tesla reiterou que os planos para o Planeta Vermelho seguem em andamento. “Dito isso, a SpaceX também vai se empenhar para construir uma cidade em Marte e começar esse processo em cerca de cinco a sete anos, mas a prioridade maior é garantir o futuro da civilização, e a Lua é mais rápida”, declarou.
Em 2020, Musk chegou a afirmar que estava “extremamente confiante” de que a SpaceX conseguiria levar humanos a Marte até 2026. Na ocasião, durante uma transmissão online de uma premiação realizada em Berlim, ele disse: “Se tivermos sorte, talvez em quatro anos. Queremos enviar um veículo não tripulado para lá em dois anos”.
Visit Bang Premier (main website)
