A atriz Natalie Portman, 44, criticou o Oscar por “esnobar” diretoras e lamentou a falta de representatividade feminina nas principais categorias da premiação. A estrela disse acreditar que as mulheres “não estão recebendo o reconhecimento que merecem”.

Natalie explicou que apenas a cineasta Chloé Zhao figura entre os indicados à estatueta de Melhor Diretor, pelo filme “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, e que esse também foi o único entre os dez títulos indicados a Melhor Filme que não teve um homem na direção.

“Muitos dos melhores filmes que vi neste ano foram feitos por mulheres”, começou ela em entrevista à Variety. “Você vê as barreiras em todos os níveis, porque vários não foram reconhecidos na época das premiações”, acrescentou.

Natalie citou produções recentes que ficaram à margem da maior premiação do cinema. “’Sorry Baby’, ‘A Garota Canhota’, ‘Hedda’ e ‘O Testamento de Ann Lee’ – filmes extraordinários neste ano que acho que muitas pessoas estão assistindo e amando, mas que não estão recebendo o reconhecimento que merecem”, opinou.

A artista declarou que ainda há um longo caminho a percorrer para que obras criadas por mulheres tenham visibilidade e espaço na indústria.

“Mesmo quando você supera as barreiras para conseguir financiamento, o que é difícil, entrar em festivais, o que é mais difícil, cada etapa do caminho é mais complicada. E então, quando você finalmente lança o filme, é ótimo, mas ele também não recebe atenção. Ainda temos muito trabalho a fazer”, acrescentou.

Apesar de suas críticas, Natalie elogiou a colaboração entre mulheres nos sets. “Mas, felizmente, com muita alegria, trabalhando umas com as outras, é um processo muito especial estar em uma comunidade com mulheres no set”, afirmou.

O novo filme da atriz, “The Gallerist”, é dirigido por Cathy Yan, a quem Natalie descreveu como uma “líder brilhante”. “Ela tem uma visão muito clara. Todo o trabalho prévio aliado a uma liderança precisa abrem espaço para a espontaneidade. Equilibrar esse tom tão específico, que é satírico, mas ao mesmo tempo carrega emoção verdadeira, é algo quase impossível de criar, mas ela sabia como fazer e nos conduzir até lá.”

Natalie também rasgou elogios à colega de elenco no longa, Jenna Ortega (“Wandinha”). “Ela é uma p*** atriz e entende muito de cinema. Ela está completamente presente e envolvida. Isso é raro.”

Visit Bang Premier (main website)