O ator Wagner Moura, 49, desponta como um dos nomes mais fortes da atual temporada de premiações e surge como potencial indicado ao Oscar por sua atuação em “O Agente Secreto”. A avaliação é do The New York Times, que publicou uma entrevista com o astro e o colocou entre os principais candidatos à estatueta dourada.

A reportagem foi ao ar antes mesmo da vitória histórica do Brasil no Globo de Ouro no domingo (11), quando Moura venceu na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama e “O Agente Secreto” levou o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. As indicações ao maior prêmio do cinema serão anunciadas no próximo dia 22, enquanto a cerimônia está marcada para o dia 15 de março.

A matéria do jornal americano, cuja manchete diz que “Wagner Moura se mantém crítico, mesmo quando isso lhe traz problemas”, elogia o trabalho do ídolo brasileiro no longa dirigido por Kleber Mendonça Filho, e diz que sua postura política afetou sua carreira no Brasil. “O astro brasileiro de ‘O Agente Secreto’ é um dos principais candidatos ao Oscar, embora alguns em seu país tenham se voltado contra ele por criticar o governo de direita”, afirma o texto.

Segundo o jornal, parte da reação negativa enfrentada pelo ator no Brasil está ligada às críticas que ele fez ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu quando Moura estreou como diretor com “Marighella”, obra que aborda a resistência à ditadura militar e gerou forte polarização política.

Na entrevista, o ator reafirmou seu posicionamento: “[O Brasil] é lindo, mas também é violento, elitista, misógino e homofóbico. E Bolsonaro é a personificação de tudo isso”, disse ele ao jornal.

Ao falar sobre sua carreira internacional, o artista, que se tornou conhecido no exterior ao protagonizar “Tropa de Elite” (2007) e “Narcos”, afirmou que se interessa por papéis que não o limitem a estereótipos. “Quero disputar os mesmos papéis que atores americanos brancos da minha idade estão disputando. Quero interpretar personagens chamados Michael, que falem do jeito que eu falo”, pontuou.

Visit Bang Premier (main website)