Emma Heming Willis, 47, revelou que o Natal de sua família mudou desde que seu marido, Bruce Willis, foi diagnosticado com demência frontotemporal. A modelo e empresária ainda contou que lida com o “luto” neste período do ano.
O astro de “Duro de Matar”, de 70 anos, recebeu o diagnóstico em 2023, e Emma explicou que a época festiva se tornou desafiadora porque, no passado, ele adorava estar “no centro” das celebrações.
A modelo, que tem as filhas Mabel, 13, e Evelyn, 11, com o ator, escreveu em um texto publicado em seu site: “Para mim, as festas carregam memórias do Bruce sendo o centro de tudo. Ele amava essa época do ano, a energia, o tempo em família, as tradições. Ele era quem fazia as panquecas, quem levava as crianças para brincar na neve, a presença firme circulando pela casa conforme o dia se desenrolava. Havia conforto na rotina, em saber exatamente como o dia iria acontecer.”
“A demência não apaga essas memórias, mas cria um espaço entre o antes e o agora, e esse espaço pode doer”, acrescentou.
Emma contou que o “luto” surge em momentos inesperados durante as celebrações de Natal: “Pode aparecer ao tirar as decorações do armário, ao embrulhar presentes… ou no meio de uma sala cheia de pessoas, ou naquele momento silencioso quando todos já foram dormir.”
“Eu me pego, de forma inofensiva, xingando o nome do Bruce enquanto luto com as luzes de Natal ou assumo tarefas que antes eram dele. Não porque eu esteja com raiva… mas porque sinto falta da forma como ele liderava as festas.”
Ela também revelou que aprendeu a “se adaptar” para ajustar as celebrações familiares à condição de saúde do ator.
“Existe a ideia equivocada de que, se as festas não são mais como antes, elas devem ser vazias. Mas o significado não exige que tudo permaneça igual. Ele exige conexão.”
“Neste Natal, nossa família ainda vai abrir presentes e tomaremos o café da manhã juntos. Mas, em vez de o Bruce fazer nossas panquecas favoritas, farei eu.”
“Vamos colocar um filme de Natal. Vai haver risadas e abraços. E muito provavelmente haverá lágrimas, porque podemos viver o luto e, ao mesmo tempo, abrir espaço para a alegria”, completou.
Visit Bang Premier (main website)
