O apresentador Jimmy Kimmel, 58, não economizou críticas às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 79, sobre a morte do diretor Rob Reiner e da esposa, Michele Singer Reiner, encontrados mortos na residência do casal, em Los Angeles, no último domingo (14).

A reação ocorreu após o líder americano associar a tragédia à “síndrome de obsessão doentia por Trump”. O filho do casal, Nick Reiner, 32, foi preso na segunda-feira (15) e passou a ser tratado como principal suspeito na investigação sobre a morte dos pais.

Durante o programa Jimmy Kimmel Live, o apresentador admitiu que chegou a acreditar que a publicação de Trump na rede Truth Social fosse falsa, de tão extrema que considerou a mensagem em meio ao acontecimento que chocou Hollywood.

“O que precisamos em um momento como este, além de bom senso quando se trata de armas e de saúde mental, é compaixão e liderança. Não recebemos isso do nosso presidente, porque ele não tem nada disso para oferecer… Justamente quando você acha que ele não pode baixar ainda mais o nível, ele de alguma forma encontra um jeito de fazer isso”, disparou.

“Atribuir a morte [de Reiner] ao fato de ele ser um liberal declarado, insultar alguém que acabou de ser assassinado, que deixa filhos para trás, sem ter qualquer ideia do que realmente aconteceu, é algo tão odioso e vil. Quando vi aquilo pela primeira vez, achei que fosse falso. Minha esposa me mostrou hoje de manhã; eu pensei: ‘Bom, parece extremo até para ele’. Mas nada nunca é extremo demais para ele”, acrescentou.

Em seguida, Kimmel exibiu um trecho de uma entrevista coletiva concedida por Trump na Casa Branca, na qual o presidente voltou a se referir ao falecido cineasta como “desequilibrado”. O apresentador disparou: “Esse cérebro corroído está no comando das nossas vidas. Eu sei, por interações pessoais que tive com Rob Reiner, que ele gostaria que continuássemos apontando as atrocidades repugnantes que continuam a escorrer da boca desse homem doente e irresponsável”.

Trump comentou a morte do diretor de “Harry e Sally: Feitos um para o Outro” em uma publicação na sua própria rede social. “Rob Reiner, um diretor de cinema e astro da comédia atormentado e em dificuldades, mas anteriormente muito talentoso, faleceu, junto com sua esposa, Michele, supostamente em decorrência da ira que ele provocou nos outros por meio de sua fixação extrema, rígida e incurável com uma doença que paralisa a mente, conhecida como síndrome de obsessão doentia por Trump.”

Na mesma mensagem, o republicano acrescentou: “Ele era conhecido por enlouquecer as pessoas com sua perseguição obsessiva ao presidente Donald J. Trump, com sua paranoia evidente atingindo novos patamares à medida que o governo Trump superava todas as metas e expectativas de grandeza, com a Era de Ouro da América em pleno curso, talvez como nunca antes. Que Rob e Michele descansem em paz (sic)”.

Posteriormente, o chefe de Estado voltou a defender suas declarações ao falar com jornalistas. Segundo a CNN, diretamente do Salão Oval, ele afirmou: “Eu não era fã dele de jeito nenhum. Ele se tornou como uma pessoa desequilibrada – síndrome de obsessão doentia por Trump. Então, eu não era admirador de Rob Reiner de forma alguma, sob nenhum aspecto. Eu achava que ele era péssimo para o nosso país”.

O filho do casal, Nick, foi preso e passou a ser tratado como principal suspeito na investigação sobre a morte dos pais. Segundo o centro de informações da Delegacia de Los Angeles (LASD), ele foi detido às 21h15 de domingo (14), no horário local, e formalmente indiciado às 5h04 da manhã de segunda-feira (15). O sistema informa que ele responde a uma acusação de crime de natureza grave (felony), classificação usada no sistema penal norte-americano.

Reiner e Michele tinham dois outros filhos além de Nick – Jake e Romy – e o cineasta também era pai de Tracy Reiner, do casamento anterior com a diretora Penny Marshall.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre a dinâmica do crime nem esclareceram quais elementos levaram à prisão de Nick. A investigação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas oficialmente nas próximas horas.

Visit Bang Premier (main website)