
Kate Middleton, 43, afirmou que o tempo excessivo diante das telas está provocando uma “epidemia de desconexão” e comprometendo a vida familiar.
Mãe de George, 12, Charlotte, 10, e Louis, 7, frutos de seu casamento com o príncipe William, a princesa de Gales disse acreditar que o uso constante de celulares e da internet está afastando as pessoas do convívio real.
“Embora os dispositivos digitais prometam nos manter conectados, frequentemente fazem o oposto”, começou ela em um ensaio publicado no site do Royal Foundation Centre for Early Childhood. O texto foi elaborado em parceria com o professor universitário Robert Waldinger, da Escola de Medicina de Harvard, e faz parte da campanha de Catherine sobre a importância da primeira infância.
A integrante da realeza acrescentou que os aparelhos eletrônicos se tornaram uma “distração constante”, que fragmenta a atenção e reduz o tempo de qualidade entre familiares.
“Estamos fisicamente presentes, mas mentalmente ausentes, incapazes de nos envolver plenamente com as pessoas à nossa frente”, escreveu.
Catherine apontou que estudos mostram a importância de relações familiares para o bem-estar físico e mental, e lamentou que as tendências sociais estejam caminhando na direção oposta.
“Quando checamos o celular durante uma conversa, usamos as redes sociais no jantar em família ou respondemos a e-mails enquanto brincamos com nossos filhos, não estamos apenas sendo distraídos, estamos retirando a forma mais básica de amor que a conexão humana exige”, afirmou.
A princesa alertou ainda que o desenvolvimento das novas gerações pode estar sendo prejudicado por um ambiente “repleto de distrações tecnológicas”. “Estamos criando uma geração que pode ser mais ‘conectada’ do que qualquer outra na história e, ao mesmo tempo, mais isolada, mais solitária e menos preparada para formar os vínculos afetuosos e genuínos que, segundo a ciência, são a base de uma vida saudável”, observou.
O príncipe William também abordou o assunto recentemente, afirmando que o casal mantém regras rigorosas em casa quanto ao uso de tecnologia. Em entrevista à série The Reluctant Traveler, da Apple TV+, o herdeiro do trono britânico contou que os filhos não têm celular. “Nós sempre jantamos juntos e conversamos; isso é muito importante. Nenhum dos nossos filhos tem telefone, e somos muito rígidos quanto a isso”, relatou o filho mais velho do rei Charles III.
Visit Bang Premier (main website)