
Emma Heming Willis, 47, falou abertamente sobre as críticas que recebeu após sua decisão de transferir o marido, o ator Bruce Willis, 70, para outra residência em meio à luta do astro contra a demência frontotemporal. Desde que foi diagnosticado com a condição em 2023, Bruce vem sendo cuidado pela família.
Em entrevista ao especial da emissora ABC, “Emma and Bruce Willis: The Unexpected Journey with Diane Sawyer”, a modelo revelou que optou por instalar o marido em uma casa sem escadas, com equipe de cuidados em tempo integral, para que ele recebesse o devido tratamento 24 horas por dia.
Poucos dias depois da exibição do programa, Emma publicou um vídeo no Instagram comentando a repercussão: “Eu acho que eles fizeram um trabalho lindo ao ampliar a conscientização sobre a DFT (demência frontotemporal), além de lançar luz sobre os cuidadores. O que eu sabia é que, ao compartilhar algumas das nossas informações mais íntimas, veríamos dois grupos. Seriam pessoas com uma opinião versus pessoas com uma experiência real. [Eu já previa que] pessoas com uma opinião são rápidas em julgar o cuidador. É isso que os cuidadores enfrentam: julgamento e críticas dos outros”, começou ela.
Emma acrescentou que só quem vive a rotina de cuidar realmente entende a realidade. “Nada muda uma opinião de forma tão poderosa quanto quando você tem uma experiência. Mesmo que alguém conheça bem a demência ou a condição de quem você cuida, essa pessoa não está dentro da sua casa, não sabe como o seu ente querido se comporta ou como é a dinâmica da sua família. A verdade é que as opiniões são muito barulhentas. Mas quem não tem essa experiência não tem direito de opinar e, definitivamente, não tem poder de voto.”
Na legenda da publicação, Emma reforçou: “Muito frequentemente, cuidadores são julgados rápida e injustamente por aqueles que não viveram essa jornada ou não estiveram na linha de frente dela. Compartilhar abertamente pode abrir espaço para opiniões, mas, mais importante do que isso, cria conexão e validação para quem realmente enfrenta a realidade de cuidar no dia a dia. É por essas pessoas que compartilho, para poder construir uma conexão mais profunda com uma comunidade que entende essa jornada.”
No programa especial, Emma explicou que mudar Bruce para uma propriedade longe das duas filhas do casal, Mabel, 13, e Evelyn, 11, foi “uma das decisões mais difíceis” de sua vida. “Eu sabia, antes de tudo, que Bruce desejaria isso para nossas filhas. Ele gostaria que elas estivessem em uma casa mais adequada às necessidades delas, não às dele”, afirmou a estrela, visivelmente emocionada.
A esposa do astro de “Duro de Matar” reiterou que as filhas ainda passam muito tempo com o pai, e o acompanham em suas principais refeições.
Além das duas filhas com Emma, o Bruce é pai de outras três mulheres, frutos do casamento com a atriz Demi Moore, 62: Rumer, 37, Scout, 34, e Tallulah, 31.
A demência frontotemporal é uma condição neurodegenerativa progressiva que atinge áreas do cérebro ligadas ao comportamento, à linguagem e à tomada de decisões.
Visit Bang Premier (main website)