O ator Matthew McConaughey, 55, teria sido descartado para o papel de Jack Dawson em “Titanic” (1997) depois de se recusar a seguir instruções do diretor James Cameron, 70, durante um teste de elenco com a atriz Kate Winslet, 49. A revelação foi feita no livro de memórias póstumo do produtor Jon Landau (1960 – 2024), “The Bigger Picture” (ainda sem título em português).



O astro, casado com a modelo brasileira Camila Alves, 42, já era conhecido na indústria por seu sotaque texano característico. O produtor falecido revelou em seu livro: “Levamos (Matthew) para fazer uma cena com a Kate (Winslet, para ‘Titanic’). Queríamos avaliar a química, não apenas como as pessoas ficavam diante das câmeras, mas como interagiam. Kate ficou encantada com Matthew, com sua presença e charme. Matthew fez a cena com seu sotaque (do sul dos Estados Unidos).”



O cineasta teria pedido que o ator refizesse a cena sem o sotaque. Matthew recusou. “Foi bem legal. Valeu”, teria dito o ator, encerrando a cena sem tentar novamente.



O papel de Jack Dawson, que acabou nas mãos do ator Leonardo DiCaprio, 50, foi idealizado como um jovem órfão de origem humilde de Wisconsin (região central dos EUA), que voltava para o país a bordo do navio.



Apesar de ter sido escolhido, DiCaprio também não teve um início fácil com o diretor.



Em uma entrevista à GQ em 2022, o cineasta relatou que o galã inicialmente se recusou a fazer um teste: “Ah, eu não leio [falas]”, teria dito. Cameron respondeu que, se ele não fizesse o teste, não conquistaria o papel. O astro acabou cedendo e entregando uma performance memorável. “Kate simplesmente se iluminou… as nuvens escuras se abriram e um raio de sol desceu e brilhou para Jack”, relembrou Cameron. “Pensei: ‘É ele’.”



“Titanic” se tornou um dos filmes mais bem-sucedidos da história. Com orçamento estimado em US$ 200 milhões, o longa arrecadou mais de US$ 2,2 bilhões em todo o mundo, tornando-se a maior bilheteria da história até ser superado por “Avatar”, também dirigido por Cameron, em 2009.



O filme recebeu 14 indicações ao Oscar e levou 11 estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Canção Original e Melhor Fotografia. Também transformou Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, com 22 e 21 anos na época, respectivamente, em estrelas internacionais.

Visit Bang Premier (main website)