
2024-09-06 09:45:10
A cantora colombiana Shakira, de 47 anos, explicou por que decidiu encerrar sua disputa judicial no caso de sonegação de impostos na Espanha. Em 2023, a estrela aceitou pagar uma multa de 7,5 milhões de dólares [cerca de R$ 42 milhões na cotação atual] relacionada a um processo de 2018, porém, continua se declarando inocente das acusações feitas pelo Tesouro Espanhol.
A intérprete de “Hips Don’t Lie”, que tem dois filhos, Milan, de 11 anos, e Sasha, 9, frutos de seu casamento com o ex, Gerard Piqué, escreveu uma carta aberta ao jornal espanhol El Mundo, onde falou sobre sua decisão de encerrar o processo: “Quero deixar aos meus filhos o legado de uma mulher que explicou suas razões com calma e no seu tempo, quando considerou necessário, não quando se viu obrigada a fazê-lo. Preciso que eles saibam que tomei as decisões que tomei para protegê-los, para estar ao lado deles e para seguir com minha vida. Não por covardia nem por culpa.”
A artista não economizou críticas à forma como o governo espanhol lidou com sua situação, justificando que, como viaja constantemente para trabalhar, não poderia ser considerada uma contribuinte apenas por morar com seu então parceiro.
“O que parecia uma forma civilizada de formalizar minha situação acabou sendo uma armadilha. Uma pessoa que passa tanto tempo viajando pelo mundo não pode ter a intenção de ser residente fiscal em um lugar apenas porque a pessoa com quem mantém um relacionamento naquele momento mora lá”.
A cantora, que se separou de Piqué em 2022, também acusou o governo de tentar prejudicá-la para melhorar a própria imagem com a população. “Pode haver quem se pergunte por que me dou ao trabalho de fazer essas declarações agora. A primeira razão são meus filhos. Vivemos uma época marcada pela prepotência do Estado, mas intimidar não é o mesmo que dar explicações. As coisas não se resolvem jogando uma figura pública na fogueira a cada ano, como se fosse um julgamento da Inquisição para restaurar o prestígio perdido.”
Visit Bang Premier (main website)