2024-10-14 12:00:53

O rei Charles III, de 77 anos, estaria levando dois médicos e um estoque de seu próprio sangue em sua próxima viagem pela Oceania. O monarca britânico, que está lutando contra um tipo de câncer não revelado desde fevereiro, supostamente contará com uma equipe médica de prontidão 24 horas por dia durante sua visita real à Austrália e Samoa, que acontecerá entre 18 e 26 de outubro.

De acordo com o jornal The Times, Charles será “monitorado de perto durante a viagem”, com uma fonte do palácio acrescentando que o clínico geral Michael Dixon, líder da equipe médica real e conhecido por seu interesse em homeopatia, “não irá acompanhar Sua Majestade”.

A visita de Charles a Sydney e Camberra será a primeira a uma nação da Commonwealth (Comunidade das Nações, organização intergovernamental de países que já foram colônias britânicas) desde que ele ascendeu ao trono em 2023, e o nobre suspenderá temporariamente seu tratamento de quimioterapia durante a viagem.

O jornal britânico acrescentou que as medidas tomadas para apoiar Charles no exterior são “as mesmas que foram implementadas para a falecida Rainha Elizabeth” no passado. Entre elas, está a reserva de sangue do próprio rei, levada junto com ele para assegurar compatibilidade imediata caso uma transfusão seja necessária.

Além da presença de sua equipe médica pessoal, o rei contará com o apoio de equipes locais ao longo da viagem.

Na Austrália, o itinerário de Charles incluirá um dia de descanso e não haverá compromissos à noite. No entanto, o monarca e sua esposa, a rainha Camilla, de 77 anos, chegarão à noite em Samoa e devem participar de um jantar de Estado.

O Palácio de Buckingham informou em abril que Charles estava “muito animado” após receber autorização de seus médicos para retomar suas funções públicas enquanto segue com o tratamento contra o câncer.

Visit Bang Premier (main website)