
2024-09-09 14:09:19
A supermodelo britânica Kate Moss, de 50 anos, relatou ter sofrido ataques de pais de garotas anoréxicas, que a acusavam de promover uma imagem corporal prejudicial à saúde. Ícone das passarelas nos anos 1990, a estrela se tornou símbolo da tendência “heroin chic”, um estilo marcado por corpos extremamente magros e uma atitude “durona”.
Em entrevista ao novo documentário da Disney Plus, “In Vogue: The 90s”, que tem estreia prevista para o dia 13 de setembro, a beldade admitiu que frequentemente era abordada nas ruas por supostamente “incentivar distúrbios alimentares”. “Pais vinham até mim e diziam: ‘Minha filha é anoréxica’. Era horrível.”
Kate explicou que sua imagem era apenas um reflexo de seu tipo físico natural, mas contrastava com o padrão de beleza da época. “Eu acho que foi simplesmente porque eu era magra, e as pessoas não estavam acostumadas a ver magreza. Mas se eu fosse mais curvilínea, não teria sido um grande problema. É só que o meu tipo de corpo era diferente do das modelos antes de mim.”
A ascensão de Kate à fama aconteceu quando ela ainda era uma adolescente. Em sua primeira sessão de fotos para a Vogue, na qual posou de lingerie, as imagens capturadas pela fotógrafa Corinne Day foram alvo de escrutínio. Catherine Kasterine, editora de moda da revista, falou sobre o impacto das fotografias: “O público não estava pronto. Eles ficaram absolutamente horrorizados. Imediatamente, as fotos foram completamente detonadas e criticadas. Talvez tenhamos subestimado o quanto aquele visual era, na nossa mente, bastante normal.”
A editora-chefe da edição norte-americana da Vogue, Anna Wintour, também comentou sobre o impacto da magreza de Kate: “Aquele visual – a modelo com aparência muito desnutrida – deixou as pessoas desconfortáveis. Muitos de nós na Vogue nos preocupávamos com o ‘heroin chic’ ou anorexia, todas as coisas associadas àquele visual. Causou muito burburinho. Lembro-me de estar fisicamente na Casa Branca quando o governo de [Bill] Clinton abordou o problema.”
Kate, que ilustrou 30 capas da Vogue ao longo de sua carreira, se arrepende de ter popularizado uma frase polêmica em 2009: “Nada tem um gosto tão bom quanto a sensação de ser magra”. “Era apenas um slogan bobo”, justificou.
Visit Bang Premier (main website)