2024-05-15 11:47:14

Alguns presentes que Dilma Rousseff (PT) recebeu durante seu mandato como presidente foram levados pelas águas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A ex-líder do Executivo armazenava os objetos, que incluíam desde camisetas a esculturas, em um galpão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado. No entanto, segundo informações da Folha, o local foi inundado em meio à catástrofe que assola a região.

De acordo com a legislação vigente, itens recebidos por presidentes são declarados “de interesse público e componentes do patrimônio cultural brasileiro”, ou seja, são considerados patrimônio da União.

Porém, os ex-líderes podem incorporar ao seus acervos pessoais presentes de “natureza personalíssima ou de consumo direto”, como roupas, alimentos ou perfumes.

Dilma, que atualmente ocupa o cargo de presidente do banco do Brics, não se manifestou diretamente sobre o incidente, mas afirmou na terça-feira (14) que o Brics vai liberar R$ 5,75 bilhões em apoio ao RS.

“Quero dizer aos gaúchos que podem contar comigo e com o NDB neste momento difícil. Quero reiterar minha solidariedade aos gaúchos e aos governos federal e estadual. O Banco dos Brics tem compromisso e atuará na reconstrução e na recuperação da infraestrutura do Estado. Queremos ajudar as pessoas a reconstruir suas vidas”, declarou.

Visit Bang Premier (main website)