
2024-09-04 11:53:46
A controvérsia envolvendo os ingressos para a turnê de reunião da banda Oasis em 2025 levou a Comissão Europeia a abrir uma investigação sobre o sistema de “preços dinâmicos” praticado pelo Ticketmaster. A empresa americana, que é especializada na venda de ingressos para eventos musicais, teatrais e esportivos, é acusada de elevar os preços com base na demanda, o que resultou em aumentos consideráveis para os fãs – de £135 (aproximadamente R$ 1.000 na cotação atual) para até £350 (R$ 2.600) em alguns casos.
Conforme relatado pelo jornal The Guardian, um porta-voz da Comissão Europeia confirmou que o órgão está investigando a precificação dinâmica – que ajusta o preço dos bilhetes em tempo real, dependendo da procura do consumidor -, afirmando que a prática pode ter violado leis tanto do Reino Unido quanto da União Europeia. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, equivalente ao Procon no Brasil, também já havia se pronunciado, prometendo “averiguar urgentemente” o sistema.
“A lei de proteção ao consumidor exige que as empresas sejam justas e transparentes em seus negócios com os consumidores, e as empresas devem fornecer informações claras e precisas sobre o preço que as pessoas têm que pagar. Não fazer isso pode significar uma violação à lei”, disse um representante do órgão regulador.
Embora o conceito de preço dinâmico não seja ilegal por natureza, há receios de que sua aplicação, como o aumento do valor após o consumidor ter adicionado os produtos ao carrinho, possa infringir a legislação da União Europeia. Além disso, fãs acusam os sites de não fornecer aos fãs as “informações materiais necessárias” sobre os ingressos de forma clara e antecipada.
A situação culminou em centenas de queixas formais às autoridades do Reino Unido, acusando o Ticketmaster de não informar previamente os consumidores sobre a possibilidade de os ingressos atingirem o valor de £350. Muitos fãs da banda formada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher só se deram conta do aumento de preço no momento do pagamento, após passarem horas em uma fila virtual.
Em entrevista à Sky News, a Ministra da Cultura do Reino Unido, Lisa Nandy, declarou que era “deprimente ver preços inflacionados”. “O governo está comprometido em colocar os fãs de volta no centro da música. Portanto, discutiremos questões em torno da transparência e do uso de preços dinâmicos, incluindo a tecnologia em torno dos sistemas de filas que o incentivam, em nossa próxima reunião sobre proteções ao consumidor para a revenda de ingressos.”
A Ticketmaster, que faz parte do grupo Live Nation, justificou que a prática também é comum em aplicativos de transporte e companhias aéreas, e que as tarifas de “alta demanda” são acordadas em parceria com os próprios artistas.
Visit Bang Premier (main website)