2024-06-13 13:40:14

No último fim de semana, os fãs de Taylor Swift causaram uma verdadeira agitação na Escócia, com uma intensidade tão grande que sismólogos detectaram tremores a quase seis quilômetros de distância do local dos shows.

Os três concertos da cantora no Estádio Murrayfield, em Edimburgo, atraíram cerca de 220.000 pessoas, com uma média de 73.000 espectadores por noite.

Os fãs da estrela, conhecidos como “Swifties”, dançaram e pularam com tanta intensidade que seus movimentos foram capturados pela British Geological Society (Sociedade Geológica Britânica).

“Se você imaginar, há 73.000 pessoas em um espaço concentrado – pulando, aplaudindo, dançando”, disse Sophie Butcher, uma vulcanologista de Edimburgo que estava na multidão em uma das datas.

“Além disso, há um grande sistema de som com graves. Toda essa energia se propaga pelo solo”, acrescentou ela, conforme relatado pelo jornal The Times.

A British Geological Society conseguiu detectar pequenas medições ao comparar semelhanças nos movimentos noite após noite.

A performance coreografada de Swift era tão similar entre as datas que os cientistas podiam claramente distinguir o barulho das performances do ruído habitual da cidade.

Entre as músicas que mais contribuíram para os tremores, “Ready For It”, de 2017, registrou a maior resposta sísmica, quando tocada pouco antes das 20h.

“Cruel Summer”, que veio mais cedo no set, também detectou um tremor relativamente grande.

“Champagne Problems” e “Shake It Off” também foram reconhecíveis por suas assinaturas sismológicas.

Embora a atividade dos fãs não tenha sido suficiente para proporcionar uma leitura clara na escala de magnitude dos “terremotos”, a capacidade de registrar 73.000 pessoas “pulando e dançando suas músicas favoritas” a uma distância tão grande foi considerada “impressionante” por Butcher.

Taylor Swift continuará sua turnê com uma apresentação no estádio de Wembley, em Londres, no dia 21 de junho, depois de passar por Liverpool na quinta e sexta-feira.

Visit Bang Premier (main website)