2024-09-12 14:19:13

A apresentadora Xuxa, de 61 anos, compartilhou sua experiência com o veganismo e admitiu que a transição para uma alimentação livre de proteína animal aconteceu naturalmente. Segundo a estrela, seus hábitos antigos eram influenciados pela desinformação.



“Parei de comer carne vermelha com 13 anos, o ovo com 14 anos, entre 24 e 25 anos deixei de comer frango e o peixe só depois que virei vegana. Comia peixe de uma a duas vezes por semana até entrar para o veganismo. Além disso, já me fazia muito mal comer queijo ou qualquer coisa que tivesse leite porque tenho problema de intolerância à lactose. Então, não foi difícil para mim. O caminho era esse naturalmente. Eu já comia forçadamente o peixe porque por ignorância achava que a proteína só podia vir do animal”, afirmou a eterna rainha dos baixinhos em entrevista à Quem.



Xuxa, que recentemente narrou a animação “Santuário”, disponível no canal do YouTube da Geração Vegana, disse que o adotou o veganismo imediatamente após assistir a um documentário ao lado do parceiro, o cantor e ator Junno Andrade, 61.



“O Ju me apresentou um documentário chamado ‘Terráqueos’. Isso foi no dia 8 de janeiro de 2018. Assim que ele me apresentou, eu já virei vegana e estamos eu e ele até hoje.”



A veterana das telinhas confessou sentir-se hipócrita por lutar ativamente pela causa animal enquanto ainda “comia bichos” e acrescentou que sua dieta atual também é motivada pela preocupação com a sustentabilidade.



“Usar a proteína animal e alimentação à base de plantas era o que eu mais precisava, principalmente pela paixão que eu sempre tive pelos bichos. Tanto é que sempre quis ser veterinária. Não tem como você dizer que ama bicho, se você come bicho. Não consigo escolher espécies para amar e espécies para me alimentar. Colocar o sofrimento do animal dentro de você, se alimentar de um bicho morto, é cultura e costume que as pessoas vão poder escolher seguir ou não. Elas vão poder seguir o caminho de se alimentar com menos exploração animal, sofrimento, desinformação e alimentos que trazem muitas doenças para a gente. Acho que o caminho é esse até para a proteção do meio ambiente. Se 80% da Amazônia é desmatada para alimentar os bois, o caminho é se alimentar cada vez menos dos animais e salvar o nosso verde. Virar vegetariano é um grande caminho, já virar vegano é um sonho.”

Visit Bang Premier (main website)