O rei Charles III, 77, afirmou que a lei deve prevalecer após a prisão de seu irmão, Andrew Mountbatten-Windsor, na manhã desta quinta-feira (19), sob suspeita de irregularidades no exercício de função pública.
A declaração foi divulgada pelo Palácio de Buckingham horas depois da detenção do ex-príncipe.
“Recebi com a mais profunda preocupação a notícia sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de irregularidades no exercício do cargo público. O que se segue agora é o processo detalhado, justo e adequado pelo qual essa questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes. Nesse sentido, como já afirmei anteriormente, elas contam com nosso apoio e cooperação plenos e incondicionais”, declarou o rei por meio de um comunicado.
Charles acrescentou: “Permitam-me afirmar com clareza: a Justiça deve seguir seu curso. Com o processo em andamento, não seria adequado que eu me manifestasse além disso. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e nosso serviço a todos vocês.”
Andrew foi preso pela Polícia de Thames Valley no dia de seu aniversário de 66 anos. Viaturas sem identificação foram fotografadas em frente à residência, localizada na propriedade de Sandringham, no leste da Inglaterra, onde ele mora desde que deixou o Royal Lodge, em Windsor, no início deste ano. O filho da falecida rainha Elizabeth II é investigado pela possibilidade de ter repassado documentos confidenciais do governo britânico ao falecido criminoso sexual, Jeffrey Epstein.
Sem mencionar o nome de Andrew, A Polícia do Vale do Tâmisa informou: “Como parte da investigação, hoje (19/02) prendemos um homem na faixa dos sessenta anos, residente em Norfolk, sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público, e estamos realizando buscas em endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. O homem permanece sob custódia policial neste momento. Não divulgaremos o nome do homem preso, em conformidade com as diretrizes nacionais. Lembramos também que este caso está em andamento e, portanto, deve-se ter cautela em qualquer publicação a fim de não interferir na apuração dos fatos.”
O subchefe de polícia Oliver Wright acrescentou: “É importante preservar a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros na apuração dessa suposta infração. Compreendemos o imenso interesse público neste caso e forneceremos atualizações no momento apropriado.”
Visit Bang Premier (main website)
