O papa Leão XIV fez um alerta quanto aos riscos de vínculos com relações virtuais mediadas por inteligência artificial. Ao discursar no Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pontífice afirmou que está se tornando “cada vez mais difícil diferenciar se estamos interagindo com outros seres humanos ou com bots” no mundo digital.
O líder da Igreja Católica disse acreditar que, quando o vínculo com a tecnologia passa a ocupar o lugar das relações humanas, o resultado é o esvaziamento dos laços sociais. “Se isso acontece, não pode haver relacionamentos ou amizades”, opinou.
“Rostos e vozes são sagrados. A tecnologia digital ameaça alterar radicalmente alguns dos pilares fundamentais da civilização humana que, às vezes, passam despercebidos no cotidiano”, declarou.
Papa Leão admitiu estar preocupado com chatbots projetados para simular relações amorosas.
“Como os chatbots são excessivamente ‘afetuosos’, além de sempre presentes e acessíveis, eles podem se tornar arquitetos ocultos de nossos estados emocionais e, assim, invadir e ocupar nossa esfera de intimidade. Uma tecnologia que explora nossa necessidade de relacionamento pode levar não apenas a consequências dolorosas na vida dos indivíduos, mas também a danos no tecido social, cultural e político da sociedade.”
O papa acrescentou que a substituição de relações reais por interações com inteligência artificial pode aprisionar os usuários em uma bolha emocional. “Isso ocorre quando substituímos relações com outras pessoas por sistemas de IA que catalogam nossos pensamentos, criando um mundo de espelhos ao nosso redor, onde tudo é feito ‘à nossa imagem e semelhança’”.
O líder religioso também criticou empresas de redes sociais e seus algoritmos. “Esses mecanismos são lucrativos para as plataformas, mas recompensam emoções rápidas e penalizam respostas humanas que exigem mais tempo, como o esforço necessário para compreender e refletir. Esses algoritmos reduzem nossa capacidade de ouvir e pensar criticamente e aumentam a polarização social.”
Apesar do alerta, o pontífice deixou claro que não é contra o avanço tecnológico. “Não devemos interromper a inovação digital, mas guiá-la e estar atentos à sua natureza ambivalente.”
Visit Bang Premier (main website)
