A atriz Judi Dench, 90, afirmou que já não consegue reconhecer as pessoas à sua volta devido ao avanço da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A condição, que provoca perda progressiva e permanente da visão central, é a principal causa de deficiência visual em pessoas com mais de 50 anos.

Em entrevista ao canal britânico ITV, ao lado do amigo, o ator Ian McKellen, 86, a vencedora do Oscar foi questionada sobre o motivo de estar aparecendo com menos frequência nas telas. “Eu não consigo mais ver. Tenho, você sabe, aquela coisa”, começou.

A artista então falou diretamente com Ian. “Eu consigo ver apenas o seu contorno, e eu te conheço tão bem com esse seu cachecol de Macbeth! Mas não reconheço mais ninguém… Não consigo ver a televisão, não consigo ler”, relatou.

Ian perguntou se a amiga chega a confundir estranhos com conhecidos. Judi respondeu: “Às vezes.”

Recentemente, a estrela da franquia “007”, que falou sobre o diagnóstico pela primeira vez em 2012, compartilhou uma atualização quanto ao seu quadro de saúde. “Alguém sempre tem que estar comigo. Agora tem que ser assim porque não consigo enxergar e posso esbarrar em algo ou cair”, começou ela durante participação no podcast Fearless.

“Sempre fico apreensiva antes de ir a algum lugar. Não entendo o motivo… Não sou boa em ficar sozinha, de toda forma, mas agora também não poderia ficar nem se quisesse. E, felizmente, não preciso mais porque finjo não ter visão alguma”, brincou ela.

Em um evento realizado em 2021 pela Vision Foundation, uma instituição de caridade dedicada à perda de visão, a veterana das telonas explicou que a condição afetou sua carreira.

“Você acha uma maneira de simplesmente se adaptar e superar as coisas. Tive que encontrar outra forma de decorar minhas falas, que é contar com grandes amigos para repeti-las várias e várias vezes. Então, eu aprendo por repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se as falas estiverem completamente erradas!”, revelou na ocasião.

Visit Bang Premier (main website)