O ator Benedict Cumberbatch, 49, precisou passar por uma cirurgia após sofrer uma lesão enquanto surfava. O astro de “O Jogo da Imitação” (2014) foi visto com o braço na tipoia durante o Festival de Cannes, em maio, depois de machucar o ombro ao “exagerar” em seu passatempo favorito. O britânico afirmou que conviveu com dores por mais de um ano antes de ser operado.

Em entrevista ao podcast Smartless, o artista explicou que só começou a surfar já adulto. “Comecei na casa dos quarenta; estou chegando ao fim dos meus quarenta anos e ainda sinto que estou começando”, brincou. “Mas fiz uma pequena operação, então não surfo há cerca de seis meses. Mas eu amo pegar onda.”

O vencedor do Oscar explicou que a lesão foi resultado de anos de uso incorreto do ombro e de sessões de surfe em condições desfavoráveis. “É muito tempo de mau uso e muita prática de surfe em condições muito ruins e exagerando. Tive uma ruptura dos tendões do manguito rotador e também uma capsulite adesiva para completar, que só descobri quando fui fazer o reparo do manguito, o qual estava completamente destruído. Vivi com dor crônica por cerca de um ano e meio.”

O ator afirmou ter se apaixonado pelo esporte em 2020, quando ficou isolado na Nova Zelândia durante a pandemia de COVID-19 após filmar “Ataque dos Cães”. “Era um pouco assustador no começo, mas totalmente mágico e extraordinário. Um dos melhores lugares da Terra para se estar, no fim das contas. E a maré em Te Awanga era boa. Foi onde aprendi. Realmente me apaixonei.”

Pai de três meninos – Christopher, 10, Hal, 8, e Finn, 6 – com a diretora Sophie Hunter, Benedict relatou que também se encantou com a comunidade do surfe. “Me apaixonei pela vista da costa. Me apaixonei por essa conexão com o oceano, por como você está presente e também pela comunidade. Esse grupo extraordinário de pessoas onde tudo é meio que perdoado – desde que você não pegue a onda delas.”

O ator contou que a diversidade no ambiente do surfe o impressionou. “O traficante podia estar lá e o chefe da polícia local também. Toda a vida humana estava ao seu redor. Não consigo explicar a ninguém que nunca surfou o que é essa sensação de a natureza te dar uma carona de algum lugar lá no oceano até a costa. É simplesmente mágico quando funciona.”

Visit Bang Premier (main website)