O príncipe William, 43, anunciou na noite de quarta-feira (5) os vencedores do Prêmio Earthshot 2025, em uma cerimônia no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento reuniu nomes brasileiros e internacionais da música e do esporte, e celebrou projetos voltados à preservação ambiental. Criado pelo herdeiro do trono britânico em 2020, o prêmio tem como objetivo incentivar soluções inovadoras para enfrentar a crise climática.
Entre as atrações musicais, se apresentaram Anitta, Kylie Minogue e Shawn Mendes. Os prêmios foram entregues por Cafu, Rebeca Andrade e pelo ex-piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel.
Durante seu discurso, William declarou que o trabalho dos premiados representa “a prova de que o avanço é possível” e reafirmou o propósito de sua fundação ambiental. “Quando criei o Prêmio Earthshot, em 2020, estabelecemos uma meta de dez anos: tornar esta década o período em que transformaríamos nosso mundo para melhor. Nós nos propusemos a encarar os desafios ambientais de frente e promover mudanças concretas e de longo prazo que protejam a vida na Terra”, declarou.
Entre os vencedores desta edição está uma empresa que usa dados de Inteligência Artificial (IA), com informações e imagens de satélite para reflorestar em grande escala a Mata Atlântica e a Amazônia, além de uma iniciativa internacional voltada para a criação de um acordo global de proteção dos oceanos. Cada vencedor recebe £1 milhão (cerca de R$ 7 milhões) para ampliar o alcance de suas ações.
O príncipe não economizou elogios aos homenageados, descrevendo-os como “os verdadeiros heróis de ação do mundo”. “As histórias deles são a inspiração que nos dá coragem. Há muito a aprender com a determinação e a visão deles em larga escala; assim como com a fé inabalável de que podemos construir um mundo melhor. Não é exagero dizer que eles são os verdadeiros heróis de ação do planeta.”
William acrescentou que, mesmo diante do cenário atual, ele segue otimista quanto à possibilidade de mudança. “Sei que muitos podem se sentir desanimados em tempos tão incertos. Reconheço que ainda há muito a ser feito. Mas este não é o momento para complacência – o otimismo que senti em 2020 continua vivo até hoje. Os problemas que o mundo enfrenta são uma ameaça para todos nós, mas, quando nos unimos, nosso impulso se torna imparável”, finalizou.
O filho do rei Charles III agora segue para Belém (PA), onde participará da COP30, conferência das Nações Unidas sobre o clima. A cidade será sede do encontro mundial que discute políticas ambientais e preservação das florestas tropicais.
Visit Bang Premier (main website)
