
A princesa de Gales, 43, viveu um momento descontraído ao lado do marido, o príncipe William, durante uma visita surpresa à Irlanda do Norte, na terça-feira (14). O casal participou de uma série de compromissos voltados a projetos de desenvolvimento e investimento em áreas rurais, e começou o dia em um centro de treinamento de bombeiros, onde Kate Middleton divertiu a equipe ao dizer que gostaria de dirigir um caminhão “em alta velocidade e com a sirene ligada”.
Durante a passagem pelo local, em Cookstown, os nobres assistiram a demonstrações de salvamento de vítimas de enchentes e de resgate em edifícios altos.
A bombeira recém-formada Caoimhe McNeice relatou ao jornal Daily Telegraph que a princesa não escondeu o entusiasmo. “Ela queria ligar as sirenes, mas foi informada de que não haveria essa possibilidade. Ela brincou dizendo: ‘Adoraria dirigir na velocidade real, com as sirenes ligadas’.”
Kate ainda sugeriu que o marido assumisse o volante. “Ela queria que o príncipe dirigisse, mas o motorista nos levou até lá, por via das dúvidas”, contou Caoimhe, rindo.
Durante o treinamento, o casal participou de uma dinâmica que simulava o resgate de vítimas em uma enchente, mas nenhum dos dois conseguiu acertar a corda de salvamento. O instrutor Pete Sloane explicou: “A água estava se movendo a 24 nós, muito rápido. É difícil acertar um alvo em movimento, mas com mais uma tentativa, eles conseguiriam.”
Em seguida, William e Kate visitaram a Mallon Farm, administrada por Helen Kerr e Charlie Mallon, que transformaram a antiga fazenda de laticínios da família em uma plantação de linho. O casal usou galochas e caminhou pelos campos para conhecer o processo de cultivo da fibra usada na produção de tecidos.
Kate disse que era “fascinante acompanhar toda a cadeia de produção”, acrescentando que o público está cada vez mais interessado na origem dos produtos. “As pessoas realmente se importam com a procedência das coisas, com a forma como um produto é feito.”
Impressionado, William acrescentou: “Fiquei maravilhado. Quero pesquisar mais sobre o linho.”
O dia terminou na Long Meadow Cider, uma fazenda que produz sidra, suco e vinagre de maçã desde 1968. No local, Kate, que tem os filhos George, Charlotte e Louis com William, revelou que a família também gosta de fazer experiências culinárias. “Tentamos fazer isso em casa com uma prensa manual. Foi muito divertido com as crianças, mas uma bagunça enorme”, brincou.
Antes de se despedirem, os integrantes da realeza ainda colheram maçãs no pomar e colocaram aventais para aprender a preparar pão de maçã, receita tradicional da Irlanda do Norte.
Visit Bang Premier (main website)