O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 79, afirmou que “não tem certeza” se vai conseguir “chegar ao paraíso”. O chefe de Estado fez a declaração no domingo (12) durante um voo no Air Force One, ao ser questionado por jornalistas sobre seus esforços para negociar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia – em guerra desde a invasão russa, em fevereiro de 2022.

“Se eu puder evitar que 7 mil pessoas por semana sejam mortas, acho que isso é ótimo; quero tentar chegar ao paraíso, se possível. Estou sendo um pouco brincalhão”, afirmou o republicano.

O político completou: “Não acho que haja nada que vá me colocar no paraíso. Realmente não acho. Creio que talvez eu não esteja destinado a isso. Posso já estar no paraíso agora, enquanto voamos no Air Force One. Não tenho certeza se vou conseguir chegar ao céu, mas sei que melhorei a vida de muita gente.”

O presidente viajava a Israel, para acompanhar a libertação de reféns em Gaza como parte de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas. Trump afirmou que a negociação foi desafiadora devido à gestão anterior, do democrata Joe Biden. “Aliás, o acordo israelense foi muito mais complicado de resolver por causa da administração passada”, declarou.

Após a visita a Israel, o presidente seguirá para o Egito, onde participará de uma cúpula em Sharm el-Sheikh ao lado do presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, do primeiro-ministro britânico Keir Starmer e do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Durante o voo, o republicano foi questionado pela BBC se acredita que o cessar-fogo será mantido. “Todos estão felizes, e acho que vai continuar assim… Sou bom em resolver guerras. Sou bom em selar a paz”, respondeu.

Visit Bang Premier (main website)