
O rei Charles III, 76, afirmou que seu maior compromisso é “proteger e priorizar o nosso planeta”. O monarca britânico será o foco de um novo documentário, cujo título deve ser “Finding Harmony: A King’s Vision” [“Em busca da harmonia: a visão de um rei”, em tradução livre], previsto para 2026 no Prime Video, serviço de streaming da Amazon.
Em comunicado divulgado à imprensa, o rei admitiu sua preocupação com o meio ambiente e falou sobre a necessidade de reconectar a humanidade à natureza. “Durante boa parte da minha vida, procurei promover e incentivar maneiras de trabalharmos com a natureza, e não contra ela. Em outras palavras, restaurar o equilíbrio do nosso planeta, que está sob tanta pressão”, afirmou.
“Nunca houve momento mais urgente para o mundo agir em conjunto para proteger e priorizar o nosso planeta e restabelecer nossa relação com ele. Por isso, é meu maior desejo que este filme incentive um novo público a conhecer a filosofia da harmonia – e, talvez, inspire o mesmo senso de determinação que ela me deu para ajudar a construir um futuro mais sustentável.”
O documentário é dirigido por Nicolas Brown, cineasta vencedor do Emmy e do BAFTA, conhecido por produções ambientais. O diretor disse acreditar que a obra deve despertar um sentimento de esperança no público. “Esta é uma história de esperança e resiliência. As pessoas que assistirem a este filme sairão com um sentimento de entusiasmo e determinação. A filosofia do rei proporciona algo para todos. Acima de tudo, ele nos mostra o poder da resiliência e como seguir a própria intuição pode transformar o mundo”, declarou.
Nicolas acrescentou que a produção o fez perceber “a importância dessa história”. “Surpreendentemente, poucas pessoas no mundo conhecem a verdadeira profundidade da dedicação de toda uma vida do rei para unir natureza e humanidade em harmonia. Ainda hoje, o trabalho de Sua Majestade com a The King’s Foundation está transformando o mundo de maneiras inspiradoras”, disse, em referência à fundação criada por Charles, que atua em projetos de sustentabilidade, capacitação e arquitetura ecológica.
Defensor de causas ambientais desde a juventude, o rei já descreveu as mudanças climáticas como “a ameaça que está batendo à porta”. Em 2020, ele coassinou um livro sobre o assunto ao lado de Tony Juniper, ex-diretor da organização ambiental Friends of the Earth, e da cientista climática Emily Shuckburgh, da Universidade de Cambridge.
No prefácio da obra, o nobre escreveu: “Espero que esta modesta tentativa de alertar o público global para a ameaça que já está batendo à porta ajude, ainda que de forma discreta, a incentivar medidas necessárias – ações que precisam ser urgentemente intensificadas.”
Visit Bang Premier (main website)