
A atriz Scarlett Johansson, 40, prestou um tributo emocionado ao ícone de Hollywood Robert Redford, que morreu na terça-feira (16), aos 89 anos. A estrela de “Viúva Negra” declarou que o veterano das telinhas foi essencial para sua formação artística desde “O Encantador de Cavalos” (1998), filme em que trabalhou sob direção e ao lado dele, quando tinha apenas 11 anos.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Scarlett relembrou: “Bob Redford me escalou para ‘O Encantador de Cavalos’ quando eu tinha 11 anos. Todos os dias, antes de cada cena, ele tirava um tempo para sentar comigo e me conduzir por todos os pontos que levavam minha personagem até aquele momento específico da história. Não importava a correria do dia, eu sempre sentia que ele tinha todo o tempo do mundo para o nosso trabalho.”
A atriz enalteceu a capacidade de Robert de promover “um ambiente no set que era calmo e precioso; um lugar onde os atores podiam fazer descobertas”. “Bob me ensinou o que a atuação poderia ser, e foi a partir de sua generosidade e paciência que me inspirei a buscar as possibilidades da arte. Essa mesma generosidade e amor pela arte inspiraram a criação do Sundance [instituto fundado por Robert Redford com o intuito de ajudar diretores estreantes, que deu origem ao Festival de Cinema], um lugar onde cineastas aprendem uns com os outros, inspiram uns aos outros e descobrem o talento uns dos outros.”
A artista disse que será “eternamente grata” pela influência do astro de “Entre Dois Amores” (1985). “Bob, obrigada por acreditar em mim e por sua cortesia e orientação. Você inspirou tantos artistas, eu incluída, a ir mais fundo, a permanecer presente, a ultrapassar limites criativos e a explorar mais além, e por isso, somos eternamente gratos.”
Outras estrelas também prestaram suas homenagens. Jane Fonda, 87, que contracenou com o artista em filmes como “Caçada Humana” (1966), “Descalços no Parque” (1967), “O Cavaleiro Elétrico” (1979) e “Nossas Noites” (2017), afirmou: “Foi um choque para mim esta manhã quando li que Bob tinha partido. Não consigo parar de chorar. Ele significava muito para mim e era uma pessoa maravilhosa em todos os sentidos. Ele representava um Estados Unidos pelo qual temos que continuar lutando.”
Barbra Streisand, colega de cena de “Nosso Amor de Ontem” (1973), escreveu no Instagram: “Todos os dias no set de ‘Nosso Amor de Ontem’ eram empolgantes, intensos e pura alegria. Éramos tão opostos: ele vinha do mundo dos cavalos; eu era alérgica a eles! Ainda assim, continuávamos tentando descobrir mais um sobre o outro, exatamente como os personagens do filme. Bob era carismático, inteligente, intenso, sempre interessante; e um dos melhores atores de todos os tempos.”
A também cantora relembrou seu último encontro com o amigo. “A última vez que o vi, quando ele veio almoçar, conversamos sobre arte e decidimos trocar nossos primeiros desenhos. Ele foi único e sou muito grata por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele.”
Visit Bang Premier (main website)