Uma polêmica envolvendo o legado do cantor Freddie Mercury (1946-1991) voltou a ganhar espaço na imprensa britânica. Uma mulher que se apresenta como filha secreta do lendário vocalista do Queen afirmou que o artista teria ficado “horrorizado” com a forma como foi retratado no filme “Bohemian Rhapsody”, cinebiografia lançada em 2018 e vencedora de quatro Oscars, incluindo o de melhor ator para Rami Malek.



A suposta herdeira foi revelada ao público no início deste ano pela escritora Lesley-Ann Jones, autora de várias biografias sobre o Queen. Em entrevista ao tabloide The Sun, a mulher – que não teve o nome divulgado -, criticou a atuação de Rami, afirmando que o ator retratou um Freddie Mercury “sem sorrisos e alegria”. Ela também contestou como o diagnóstico de AIDS do músico foi mostrado no longa e citou possíveis erros de datas na narrativa.



“Freddie teria ficado horrorizado com o filme. Teria ficado de cabelo em pé. Esse longa apresenta uma versão dele completamente distante da realidade”, declarou.



A mulher, que nasceu em 1976, seria fruto de um caso entre Freddie e a esposa de um amigo próximo.



Na polêmica biografia de Lesley-Ann Jones, “Love, Freddie” (sem título em português), a suposta filha diz ter mantido uma relação próxima com o cantor e afirma que recebeu dele 17 diários pessoais, os quais prometeu manter em sigilo. A mulher acusa “a máquina Queen”, como se refere à estrutura empresarial que administra o legado da banda, de explorar comercialmente a imagem de Freddie após sua morte.



A revelação da filha secreta gerou desconfiança de pessoas próximas ao artista. Mary Austin, amiga de longa data e que chegou a morar com Freddie, afirmou ao The Sunday Times que seria “espantoso” que o cantor tivesse tido uma filha sem que ela soubesse. A declaração deixou a suposta herdeira “arrasada”.



“Estou devastada com a reação de Mary Austin. Por 34 anos, a verdade sobre a vida de Freddie foi distorcida, deturpada e reescrita, mas ela nunca disse nada – com exceção de seu comentário sobre o filme ‘Bohemian Rhapsody’, que ela chamou de ‘licença poética'”, disse a mulher.



Mary, que viveu um romance com Freddie antes de se tornarem amigos, declarou que o cantor não teria sido capaz de esconder um fato de tamanha importância.



“Freddie tinha uma transparência gloriosa e não consigo imaginar que ele teria desejado ou conseguido manter um acontecimento tão alegre em segredo, nem de mim, nem de outras pessoas próximas a ele. A verdade é que simplesmente não sou guardiã de nenhum segredo desse tipo. Nunca soube de nenhuma criança ou de quaisquer diários. Se Freddie realmente tivesse tido um filho sem que eu soubesse, isso seria espantoso para mim.”

Visit Bang Premier (main website)