O youtuber Felca, 27, abordou os desdobramentos de seu vídeo sobre exposição e exploração de menores de idade na internet, publicado há duas semanas em seu canal no YouTube. O criador de conteúdo, cujo nome verdadeiro é Felipe Bressanim, usou as redes sociais para celebrar a repercussão de sua denúncia.



O comunicador declarou que a mobilização do público trouxe efeitos concretos. “Hoje faz duas semanas que postei meu último vídeo, adultização, e o que aconteceu desde então: as instituições que cuidam de crianças informaram que as doações aumentaram mais de 2600%, criminosos foram punidos, uma conscientização a nível nacional foi feita e a palavra adultização passou a ser de conhecimento comum. Além disso, muitas pessoas vieram falar comigo dizendo que estão buscando terapia pela primeira vez na vida”, afirmou ele em seus Stories na plataforma.



A publicação de Felca culminou no avanço de uma investigação que levou à prisão preventiva do influenciador Hytalo Santos e de seu marido, Israel Vicente, conhecido como Euro, cerca de uma semana após a denúncia. O casal responde por suspeita de exploração sexual de menores, trabalho infantil e tráfico humano em conteúdos produzidos para as redes sociais. A apuração é conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).



Ainda em sua postagem, Felca agradeceu aos seguidores pelo engajamento. “Foram vocês que fizeram isso tudo acontecer: cada um que compartilhou, apoiou, denunciou, doou, conscientizou, obrigado. Você salvou vidas, no longo prazo não teremos noção de quantas pessoas deixarão de ser vítimas”, apontou.



A pressão em torno do tema “adultização” também chegou a Brasília. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece novas regras para reforçar a proteção de crianças e adolescentes em plataformas digitais. O texto avançou e agora volta ao Senado para uma nova rodada de análise.



Entre as principais medidas previstas, estão mecanismos de controle parental, como permitir que responsáveis gerenciem contas e definam limites de uso e acesso a conteúdos, identificação eficiente da idade dos usuários, filtros para evitar a exposição a material impróprio, além da proibição de práticas como a veiculação de publicidade direcionada a menores.

Visit Bang Premier (main website)