
O guitarrista Al Jardine, 82, não escondeu sua decepção com o discurso feito pelo cantor Mike Love, 84, durante o funeral do fundador e líder da banda Beach Boys, Brian Wilson, no início deste mês. O músico norte-americano foi velado após homenagens formais conduzidas pelo biógrafo do grupo, David Leaf, e pelo editor da Rolling Stone, Jason Fine. Depois, seus ex-companheiros de banda prestaram seus próprios tributos em um hotel de Beverly Hills.
Jardine declarou à Rolling Stone que não ficou nada impressionado com a fala de Mike. “Mike fez questão de que todos soubessem que ele escreveu cada palavra de ‘Good Vibrations’. Não senti compaixão, digamos assim. Mike tem alguns problemas sérios de megalomania… Eu estava focado em Brian, e Mike estava mais focado em Mike. Acho que, no fim das contas, se resume a isso”, disparou.
Durante seu discurso, Jardine chegou a alfinetar o colega. “Mike, eu também escrevi algumas músicas com Brian. Nós compomos uma chamada ‘Surfin’ Down the Swanee River’. Ela só não foi tão incrível quanto ‘Good Vibrations’.”
Um porta-voz de Mike rebateu as críticas feitas pelo guitarrista. “O foco de Mike sempre foi inspirar plateias ao redor do mundo por meio da música que ajudou a criar com seus companheiros de banda e também primo Brian. Seu compromisso tem sido preservar e compartilhar este grande repertório americano, ao mesmo tempo em que oferece contribuições a outros parceiros dos Beach Boys, incluindo Al Jardine. Além disso, Mike e os Beach Boys dedicaram tempo e apoio consideráveis a organizações sem fins lucrativos, usando sua visibilidade para retribuir às comunidades necessitadas.”
Algumas semanas antes da morte de Brian, em junho, Al visitou o amigo, que já estava debilitado havia anos, com diagnóstico de demência e dificuldades de locomoção. Os dois compartilharam um momento de ternura. “Ele olhou para mim e disse: ‘Você começou a banda.’ Eu respondi: ‘Bem, Brian, obrigado, mas acho que você também teve um pouco a ver com isso'”, recordou Al.
A causa oficial da morte de Brian Wilson foi apontada como parada respiratória, decorrente de um esforço respiratório reduzido, condição que leva à falta de oxigênio no organismo. Segundo o site TMZ, o atestado de óbito também mencionou sepse (infecção generalizada) e cistite (infecção urinária), além de fatores associados como apneia obstrutiva do sono, doença neurodegenerativa, insuficiência respiratória crônica e doença renal crônica.
Visit Bang Premier (main website)