
O ator Wagner Moura, 49, foi apontado pela revista norte-americana Variety como um dos possíveis indicados ao Oscar de 2026. A mais recente atualização da tradicional lista de previsões divulgadas pela publicação incluiu o brasileiro entre os cinco favoritos para figurar na disputa.
Wagner é elogiado por sua atuação em “O Agente Secreto”, novo longa de Kléber Mendonça Filho. De acordo com a Variety, o astro deve entrar na corrida ao lado de nomes de peso de Hollywood, como Dwayne Johnson, que estrela “Coração de Lutador”, Jesse Plemons, de “Bugonia”, Timothée Chalamet, de “Marty Supreme”, e Oscar Isaac, por “Frankenstein”. Jesse é apontado como favorito ao prêmio, embora o cenário ainda seja considerado aberto.
“O Festival de Cinema de Cannes já revelou alguns nomes que estarão nas discussões sobre prêmios, incluindo o vencedor da categoria de Melhor Ator, Wagner, que estrela o thriller político brasileiro”, destacou a publicação.
Em “O Agente Secreto”, Wagner interpreta Marcelo, um professor de tecnologia que decide deixar para trás um passado violento e misterioso. Em 1977, ele se muda de São Paulo para Recife em busca de um recomeço, mas chega à cidade justamente durante o Carnaval. Ao perceber que passou a ser espionado pelos vizinhos, Marcelo se vê cercado pelo caos que sempre tentou evitar, transformando a capital pernambucana em tudo menos o refúgio que imaginava.
Além da menção a Wagner, a revista também incluiu o longa brasileiro nas previsões para Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional. A Variety esclareceu que “as páginas de previsões refletem a classificação atual na disputa e não demonstram preferências pessoais de nenhum concorrente… As competições são fluídas e sujeitas a alteração com base em rumores e eventos”.
“O Agente Secreto” chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro, após exibição no Festival de Brasília e em sessões especiais em salas históricas do país.
Visit Bang Premier (main website)