
2024-05-03 09:05:13
A mãe de Whoopi Goldberg esqueceu quem era a própria filha depois de passar por anos de terapia eletroconvulsiva.
A vencedora do Oscar, de 68 anos, fez um desabafo sobre como sua mãe, Emma Harris, que morreu aos 78 anos, em 2010, vítima de um derrame, saiu do hospital com uma perda de memória significativa após receber o tratamento controverso durante uma internação psiquiátrica.
Em um trecho de sua aguardada autobiografia “Bits and Pieces: My Mother, My Brother and Me”, ainda sem título em português, Whoopi relembrou um diálogo que teve com a mãe anos depois que ela recebeu alta do centro de saúde.
(Mamãe) disse: ‘Não sabia quem você era quando deixei o hospital’. Whoopi, na época, respondeu: “Desculpe, é o quê? Como assim?”. Emma, então, disse à sua filha, que tinha apenas oito quando sua mãe passou pelo tratamento hospitalar: “Sim, eu não tinha ideia de quem você era. Só sabia que nunca mais queria pisar naquele hospital. Então, tive que fazer tudo o que podia [para sair]. Se eles dissessem que o céu era verde, e eu pudesse ver que não era verde, e sim azul, eu diria: ‘Sim, o céu é verde’. Porque eu nunca queria passar por isso novamente”.
Na época do tratamento, os estudos sobre a saúde mental das mulheres eram escassos, resultando em práticas médicas questionáveis, como o uso excessivo de medicamentos tarja preta e terapia com eletrochoques. Emma só confessou a Whoopi que esqueceu quem eram seus filhos cerca de 40 anos após sua hospitalização.
A estrela de “Ghost – Do Outro Lado da Vida” já havia detalhado o trauma durante uma aparição no programa The View, dizendo que seu pai e avô haviam “autorizado” que sua mãe recebesse o tratamento de choque por dois anos. “Houve um tempo neste país em que qualquer homem envolvido em sua vida poderia tomar decisões médicas por você”, desabafou a artista.
O livro de Whoopi será lançado na próxima terça-feira (7), e promete um mergulho profundo nas experiências de uma das figuras mais admiradas de Hollywood.