Quase 28 anos após sua morte trágica em um acidente de carro em Paris, o café da manhã preferido da princesa Diana foi revelado graças ao seu ex-chef particular, Darren McGrady. O culinarista afirmou que a falecida Princesa de Gales era fã incondicional de “overnight oats”, uma espécie de mingau de aveia preparado de um dia para o outro, muito antes de a receita virar moda nas redes sociais.



Em um vídeo publicado no YouTube, Darren revelou: “Ela estava comendo de forma saudável. O café da manhã preferido dela era algo chamado overnight oats.”



Darren, agora com 65 anos, trabalhou como chef para Diana, mãe dos príncipes William e Harry. O cozinheiro contou que a princesa descobriu a receita durante uma viagem à Suíça no início dos anos 1990 e que, desde então, passou a consumir com frequência a mistura nutritiva de aveia com leite ou suco, frutas e oleaginosas.



“Ela estava na sua melhor forma física (naquele período)”, afirmou o chef.



Originalmente conhecida como “bircher muesli”, a receita foi criada no início do século 20 pelo nutricionista suíço Dr. Maximilian Oskar Bircher-Benner, com o objetivo de oferecer um prato saudável e prático a seus pacientes. Darren afirmou que Diana levou o conceito para o Reino Unido décadas antes de ele se tornar popular.



“Hoje em dia todo mundo come overnight oats, mas só virou moda em 2012… a princesa Diana já comia isso quase 20 anos antes, em 1993”, disse ele.



Darren compartilhou a receita que preparava para Diana: usava aveia em flocos, e não a versão instantânea, embebida durante a noite em suco fresco, como de laranja, e misturada com iogurte para adicionar proteína. Um fio de mel era usado para adoçar, e a mistura incluía mirtilos, nozes picadas, crisps de maçã, suco de limão e, às vezes, sementes de chia ou outras frutas vermelhas.



“As aveias em flocos, na minha opinião, são as melhores. O mel cru, você coloca a gosto… Se quiser bem docinho, é só colocar um pouco mais, mas sem exagerar.”



O chef ainda brincou que o prato era tão nutritivo e saboroso que Diana pedia “todo dia”, e ele preparava porções adicionais para que a equipe da cozinha do palácio também pudesse saborear. Ele servia a iguaria em um copo de vidro, enfeitada com mirtilos suculentos e nozes crocantes.



“É muito mais barato do que comprar pronto na loja”, finalizou.

Visit Bang Premier (main website)